Biblia Devocional en 1 Año: 2 Samuel 16

Publicado por
(Lee al final el estudio un devocional de 2 Samuel  16. Esperamos sea de bendición para ti.)

Resumen

El sentido de 2 Samuel 16 habla de David, que es engañado por Siba y maldecido por Simei. Cuando David se marchó de Jerusalén, Siba (a quien David había designado para administrar los bienes del nieto de Saúl, Mefiboset;( ver 2 Samuel 9:9-13), aprovechó la oportunidad para ganarse el favor de David trayendo comida y animales para ayudarle a escapar. Entonces Siba le dijo a David que Mefiboset era un traidor que planeaba tomar el trono para sí mismo. Como resultado, David tomó la propiedad de Mefiboset y se la dio a Siba, aunque los acontecimientos posteriores demostraron que había algunas dudas de que Mefiboset fuera realmente un traidor (2 Samuel 16:1-4; cf. 19:24-30).

Resúmen de versículos

16.1 — Ziba, um antigo servo de Saul e Mefibosete, ajudou Davi e seu grupo com provisões para a fuga inicial. Dentre os suprimentos estavam frutas de verão, provavelmente figos temporãos (Mq 7.1) ou pasta de figos assados (1 Sm 25.18), e um odre de vinho. Nos tempos antigos, o vinho era carregado em recipientes feitos de pele de animais. A pele se expandia com o líquido à medida que o vinho fermentava (Mt 9.17).

16.2 — Os jumentos são para a casa do rei. Uma vez que um casal de jumentos (v. 1) não seria suficiente para transportar a família real, esses animais devem ter servido para atender às esposas de Davi, a fim de que fossem levadas de volta.

16.3 — O filho de teu senhor é uma referência a Mefibosete. Ziba tinha estado a serviço de Jônatas, pai de Mefibosete (2 Sm 9.2,9). De acordo com Ziba, Mefibosete permaneceria em Jerusalém na esperança de ascender ao trono por meio da rebelião de Absalão, como se verifica na declaração hoje, me restaurará a casa de Israel o reino de meu pai. Embora Davi tivesse mostrado uma preocupação especial com Mefibosete (cap. 9), este talvez tenha pensado que poderia ser o momento ideal para promover a dinastia de Saul.

16.4 — Em meio à desolação que Davi estava experimentando, após ter fugido de seu filho Absalão, as declarações e atitudes leais dos estrangeiros devem ter sido reconfortantes. Primeiro, Itai, o filisteu de Gate, agiu com coragem ao aliar-se resolutamente a Davi (2 Sm 15.19-23). Agora, sem nada a ganhar nas presentes circunstâncias, um servo idoso de Saul trouxe jumentos, comida e vinho a Davi, bem como um aviso com relação ao seu próprio senhor, Mefibosete, que estava planejando usar a confusão em Jerusalém para seu próprio benefício.

16.5 — Baurim ficava próximo a Jerusalém, a leste do monte das Oliveiras (2 Sm 3.16). Simei, filho de Gera, era um parente distante de Saul (2 Sm 19.16-23; 1 Rs 2.8,9,36-46), o qual ia amaldiçoando. Este ato não se configurava em simples insultos ou meras palavras de alguém com lábios impuros. Simei estava pedindo a Deus que destruísse Davi (Nm 22.6).

16.6 — E apedrejava com pedras. Atirar pedras era um gesto de desprezo, como se o rei em fuga fosse um mero cão de rua. As pedras também eram consideradas armas perigosas, pois o apedrejamento era um modo usual de punição grave entre os hebreus (1 Rs 21.13). O termo todos os valentes se refere às tropas e aos guarda-costas reais (2 Sm 17.8).

16.7,8 — As palavras sai, sai também podem ser interpretadas como “Saia” (banido ou exilado) ou “Vá embora!”. Davi era um homem de guerra, e ele era o culpado da morte de Urias (2 Sm 11.14-27); por isso, foi chamado homem de sangue. Entretanto, Simei culpou Davi pela morte da família de Saul (v. 5), uma acusação injusta (cap. 1). Homem de Belial foi um insulto a Davi que significa indigno ou inútil. A expressão todo o sangue da casa [de] Saul talvez se refira aos assassinatos de Isbosete e Abner, embora Davi fosse completamente inocente dessas mortes (2 Sm 3.22—4.12).

16.9 — Abisai era sobrinho de Davi, filho de Zeruia, irmã do rei (1 Cr 2.16). Era bastante dedicado a Davi (2 Sm 19.21,22; 1 Sm 26.8). O termo que Abisai usou para se referir a Simei, cão morto, designava, no antigo Oriente Médio, uma coisa completamente desprezível (2 Sm 3.8).

16.10 — Que tenho eu convosco… ? Esta expres – são significa que Davi não partilhava dos mesmos sentimentos e da mesma opinião que Abisai. O termo filhos de Zeruia indica que, aparentemente, Davi considerava que Joabe, também um filho de Zeruia (1 Cr 2.16), partilhava do desejo de Abisai de matar Simei. Nessa situação, Davi deve ter se lembrado da promessa de Deus de suscitar o mal sobre ele por causa de seu pecado com Bate-Seba (2 Sm 12.11). Por isso, interpretou a ofensa de Simei como parte dessa disciplina, o que se verifica pela seguinte declaração do rei: se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi.

16.11 — Davi argumentou que, se o seu próprio filho não lhe demonstrou lealdade, não havia razão para esperar respeito do filho de Benjamim, ou seja, de um membro da tribo de Saul.

16.12-14 — O SENHOR me pagará com bem. Davi esperava que o Senhor olhasse para o seu coração arrependido e enviasse uma bênção para compensar a maldição de Simei.

16.15 — Aitofel, anteriormente conselheiro de Davi (2 Sm 15.12), passou a apoiar Absalão (2 Sm 15.31). Nesse contexto, a expressão os homens de Israel se refere aos seguidores de Absalão.

16.16-18 — Viva o rei, viva o rei! Husai professou lealdade de forma enganosa a Absalão. De fato, estas palavras poderiam ser facilmente aplicadas a Davi, pois ele era o rei aprovado por Deus. Usando seu discurso com muita perspicácia, Husai foi capaz de levar seus ouvintes a pensarem que ele estava louvando Absalão, quando, na verdade, estava aclamando Davi. Por meio da denominação o teu amigo, Absalão, aparentemente, estava referindo-se ao título de Husai, amigo de Davi (2 Sm 15.37). Com palavras bem estruturadas, senão daquele que eleger o SENHOR, Husai declarou sua fidelidade a quem o Senhor escolheria como o rei. A verdadeira aliança de Husai, expressa pelos termos dele serei, era com Davi, pois Husai sabia que Davi era o eleito de Deus.

16.19-21 — Diante de seu filho. Husai quis dizer que sua aliança com Absalão era uma consequência natural de sua aliança com Davi. Uma vez que era apropriado que o filho sucedesse ao pai, os apoiadores deste também deveriam dar suporte ao novo rei. Husai teve de fazer um esforço considerável para convencer Absalão de seu apoio.

As palavras de Husai podem apresentar mais de um significado: Davi tinha outros filhos, e um deles, com certeza, iria sucedê-lo em algum m omento. Inclusive a última frase, assim serei diante de ti, é passível de diferentes interpretações. Com essas palavras, de modo implícito, Husai afirmou que continuaria a ser leal a Davi mesmo enquanto estivesse a serviço de Absalão.

16.22 — Concubinas eram esposas não oficiais. Nos tempos antigos, tomar o harém de um rei era um meio reconhecido de reclamar o trono. Quando Aitofel aconselhou Absalão a ter relações sexuais com as concubinas de Davi, ele sabia que isto selaria a ruptura entre Absalão e Davi. Era uma ação irrevogável. Até este ponto, Absalão poderia ter voltado atrás em tudo o que havia feito e se reconciliado com seu pai. Mas, porque violou o harém de Davi, Absalão sacramentou o afastamento de seu pai.

A tenda que ergueram para Absalão perante os olhos de todo o Israel, provavelmente, era nupcial. Absalão fez com que todo o povo ficasse sabendo que ele estava envolvendo-se em relações sexuais com as concubinas de seu pai. Colocar a tenda no terrado do palácio foi um ato insolente que garantiria a mobilização dos israelitas de uma maneira ou de outra.

16.23 — Como se a palavra de Deus se cônsultara. Aitofel havia adquirido uma reputação tão excelente que seu conselho era considerado como equivalente à Palavra do Senhor. Ele não era um profeta, mas suas palavras eram recebidas como se fossem proféticas.

Devocional:

Entonces el rey dijo a Siba: He aquí, sea tuyo todo lo que tiene Mefi-boset. Y respondió Siba inclinándose: Rey señor mío, halle yo gracia delante de ti. (2 Samuel 16:4)

Lo mejor que podemos hacer, y el mayor bien que podemos promover por el bien de nuestra vida, familia, iglesia y comunidad, es despreciar con vehemencia el pecado, el mal y la inmoralidad. Deberíamos utilizar todas las capacidades, recursos y fuerzas para luchar contra la promiscuidad, la corrupción y la maldad que nos rodea.

Nunca se sabe a dónde te llevará el pecado. No puedes medir los tremendos efectos del mal en tu vida. Por eso, reprende el mal, rechaza el pecado, huye de la inmoralidad, para que vivas feliz y lleno de satisfacción, no de humillación.

El capítulo de nuestro estudio presenta los siguientes puntos:

– Ziba propone astutamente una mentira a David sobre lo que había dicho Mefiboset. Aprovechando el contexto, Siba le dijo a David que Mefiboset estaba conspirando contra él (vs. 1-4); véase cómo la mentira tiene patas cortas en el capítulo 19:24-30.

– Simei, en contra de la ley expresada en Éxodo 22:28, maldijo al rey instituido por Dios: acusó, criticó e insultó a David con palabras soeces, viciosas y crueles, además de arrojarle piedras y tepes como si fuera un perro (vs. 9-14).

– Ahitofel, el abuelo de Betsabé, cuyas palabras eran muy respetadas, da un consejo absurdamente perverso que promueve la inmoralidad a la vista del pueblo de Dios: Se sugiere que Absalón tenga relaciones sexuales con las concubinas de su padre, el rey David (vs. 15, 20-23).

– Absalón, atendiendo prontamente el consejo de Ajitófel, «levantó una tienda en la terraza a la vista de todos, y se acostó con las concubinas de David», su padre (vs. 21-22). Esta abominación fue el resultado del pecado de David, revisa el capítulo 12:11-12.

– Husai, al servicio de David se pone al servicio de Absalón con el objetivo de eclipsar los consejos del sabio Ajitófel, que se consideraban «infalibles» (vs. 15-19).

Reflexiona:

Dios perdona a los pecadores arrepentidos; sin embargo, el pecado no perdona a sus víctimas. Sin piedad ni misericordia el pecado destruye como un huracán. David acepta la humillación, pues sabe que está sufriendo por sus errores. En verdad, espera en el Señor, el único salvador.

David experimentó el amargo sabor del pecado que había cometido. Jesús también experimentó el amargo sabor del pecado, aunque no había cometido ninguno. Realmente tomó sobre sí los pecados de David y también los nuestros, para librarnos de la consecuencia eterna de nuestra imprudencia.

Amigos… ¡Jesús es nuestra única esperanza! Por lo tanto, ¡entreguémonos a Él!

Oración:

Señor, pongo todo lo que soy en Tus manos, pues eres Tu Señor mi única esperanza y el sustento de toda mi vida.